Força Feminina no campo: Vem aí a 3ª edição do Encontro Capixaba Mulheres do Agro

A força das mulheres no cooperativismo é inegável: mais de 9,6 milhões de brasileiras atuam como cooperadas em todo o país. No campo, essa presença se traduz em protagonismo nas propriedades rurais, onde elas desempenham papéis essenciais todos os dias.

Reconhecendo essa importância, a maior feira de agronegócios do Espírito Santo mais uma vez abre espaço dedicado a elas: o auditório da Feira de Agronegócios da Cooabriel receberá a terceira edição do Encontro Capixaba Mulheres do Agro, um momento de celebração, troca de experiências e fortalecimento da liderança feminina no setor. Uma homenagem à força feminina que movimenta o agro com muita coragem, conhecimento e espírito empreendedor.

Com o tema “Mulheres Superpoderosas no Cooperativismo”, o encontro abrirá a programação da feira, no dia 24 de julho. A expectativa é reunir cerca de 300 mulheres para uma tarde de conexões, dinâmicas interativas e uma palestra inspiradora, voltada ao fortalecimento da participação feminina na construção de um futuro mais colaborativo e sustentável no setor agropecuário.

Nesta edição, a proposta é utilizar a simbologia das heroínas da animação como metáfora para representar o poder transformador da união feminina dentro do cooperativismo. A programação é aberta a produtoras rurais, cooperadas, empresárias, jovens empreendedoras e profissionais ligadas a organizações cooperativas.

Leila Navarro, referência em liderança, estará na Feira da Cooabriel

A convidada especial desta edição será Leila Navarro, um dos grandes nomes quando o assunto é comportamento humano, inovação e liderança. Com uma carreira consolidada há mais de duas décadas no Brasil e no exterior, incluindo países como Japão, Espanha e Portugal, Leila chega ao Encontro Capixaba Mulheres do Agro com uma mensagem poderosa de valorização da mulher no campo.

Com seu estilo vibrante e inspirador, ela antecipa o tom da palestra: “Cada semente ou muda que vocês plantam, cada decisão que tomam, cada inovação que trazem… isso tudo é poder feminino transformando o campo brasileiro!”

Conforme explica Nadya Bronelle, coordenadora do Núcleo Feminino da cooperativa e organizadora do encontro, o tema traz uma abordagem leve e inspiradora para valorizar a força, a inteligência e o protagonismo feminino no campo e nas cooperativas.

“O encontro é um momento especial para celebrar essas potências femininas. Ele complementa o trabalho constante que já realizamos por meio do Núcleo Feminino da Cooabriel, que atua durante o ano todo com foco no fortalecimento da identidade cooperativista da mulher, na formação e no protagonismo dentro do cooperativismo e no agronegócio”, explica.

Ainda segundo Nadya, a realização anual do encontro, com temas que empoderam e refletem a realidade feminina no campo, somada ao trabalho contínuo do Núcleo Feminino, tem sido essencial para o engajamento e o fortalecimento da atuação das mulheres cooperadas.

“Um dos principais desafios é a superação de barreiras culturais e a construção de um ambiente onde a mulher se sinta, de fato, pertencente e protagonista no agro e no cooperativismo. A temática dessa edição traz um convite para que cada mulher reconheça os “superpoderes” que carrega e se sinta ainda mais confiante em seu papel transformador”, finaliza Nadya.

Serviço:
Encontro Capixaba Mulheres do Agro 2025
Dia: 24 de julho de 2025
Abertura Oficial: 13h30
Local: Auditório da Feira de Agronegócios Cooabriel – São Gabriel da Palha/ES

Sobre a Feira de Agronegócio Cooabriel 2025
A Feira de Agronegócios Cooabriel acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho, na Área de Eventos da cooperativa, em São Gabriel da Palha. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. Considerada a maior feira do setor no Espírito Santo, a edição deste ano traz uma programação variada e uma ampla estrutura: estão previstos 120 estandes e mais de 90 expositores. No último ano, a feira movimentou R$ 690 milhões e atraiu 21 mil visitantes.

Para esta edição, estão previstos 114 estandes, 10 a mais que em 2024, além da ampliação dos espaços de circulação e da área de estacionamento, proporcionando ainda mais comodidade para os participantes.

O superintendente geral da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, destaca que as mudanças são necessárias para acompanhar o crescimento exponencial do evento, que em 2024 movimentou R$ 690 milhões e recebeu 21 mil visitantes.

“Não fazemos mais do mesmo, fazemos cada edição diferente da anterior. Estamos ampliando a estrutura para termos mais expositores e reunirmos as principais tendências do setor, mas também planejamos tornar a feira mais atrativa para as famílias”, antecipa Pandolfi.
A expectativa de boa safra para o conilon, aliada ao cenário positivo de preços, traz uma perspectiva ainda mais promissora para esta edição. “É um momento ímpar para os produtores”, avalia o presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello.

“A Feira é uma ferramenta importante para os produtores investirem em infraestrutura e tecnologia que possam otimizar as atividades nas propriedades. Esses investimentos são fundamentais para acompanhar os rumos que o agro está tomando em termos de produtividade, qualidade e efetividade, em busca de alcançar melhores resultados”, conclui Bastianello.

plugins premium WordPress