luciene sales sena

Luciene Sales Sena: voz, coragem e liderança negra que transformam realidades

Hoje, 25 de julho, celebramos o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, uma data de resistência, orgulho e reconhecimento. No Brasil, o dia também presta homenagem à memória de Tereza de Benguela, mulher negra, quilombola e símbolo de força, liderança e ancestralidade. É um marco de luta contra o racismo, o machismo e todas as formas de opressão que atravessam a vida das mulheres negras.
Neste contexto de afirmação e valorização, homenageamos Luciene Sales Sena, mulher negra, capixaba, natural do bairro Alto Boa Vista, em Cariacica/ES e que muito nos inspira.

Com uma trajetória marcada pela dedicação ao serviço social, ao enfrentamento das desigualdades e à promoção da equidade racial e de gênero, Luciene é graduada em Serviço Social (UFES), mestre em Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA), e certificada em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Harvard University, além de membra ativa da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência. Atualmente, atua como superintendente executiva da Acacci – Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil.

Luciene carrega em sua caminhada a firmeza de quem se compromete com o coletivo, e nos inspira com sua fala:
“Ser uma mulher negra em posição de liderança no Brasil, a meu ver, carrega um significado profundo de resistência, luta e transformação. Em um país marcado por desigualdades raciais e históricas, essa posição representa não apenas um desafio pessoal, mas também uma oportunidade de reinvenção social.”

Sua presença na liderança institucional vai além da competência técnica e estratégica. É também um ato de coragem, um gesto político, um marco simbólico de resistência frente a séculos de exclusão. Como ela mesma afirma:

“Ainda preciso provar todos os dias (em vários espaços) que sou capaz e que tenho capacidade técnica e estratégica. Mas, cada passo que dou, cada experiência que vivencio e cada movimento que faço fazem parte de uma jornada coletiva em busca de uma sociedade mais justa e equânime.”
Luciene representa milhares de mulheres negras que atuam com dignidade, conhecimento e sensibilidade nas mais diversas áreas, promovendo mudanças reais em suas comunidades. Mulheres que resistem, constroem e sonham. Mulheres que, como ela, reconhecem a força da própria história:

“Esse papel também carrega a responsabilidade de ser um exemplo para outras mulheres, inspirando-as a acreditar em si, em seu valor. É um convite para sermos protagonistas de nossas histórias e do futuro que desejamos construir.”
Luciene é uma das mulheres reconhecidas na exposição “Mulheres Negras em Movimento”, promovida pelo Instituto Oportunidade Brasil, que está aberta à visitação até o dia 31 de julho, no Boulevard Shopping, em Vila Velha/ES. A mostra celebra histórias de liderança e transformação, reunindo trajetórias que inspiram e fazem a diferença na sociedade.

Neste 25 de julho, nos unimos para exaltar, respeitar e ecoar as vozes negras femininas que constroem, diariamente, um Brasil mais justo e inclusivo.

“Se o muro que me impede de avançar é o racismo, vou derrubar com minha consciência negra.”
— Eli Odara Theodoro

Parabéns, Luciene Sales Sena! Sua trajetória nos inspira.

plugins premium WordPress