Uma nova história, muitas vezes, começa após grandes perdas. Foi exatamente assim com Jucy Freitas. Executiva do setor de comércio exterior, ela viu sua vida mudar completamente ao perder a empresa e o casamento. Foi nesse momento difícil que decidiu transformar em profissão o que até então era apenas um hobby: a confeitaria. Mas Jucy foi além. Uniu seu talento recém-descoberto ao conhecimento prévio em comércio e administração, e hoje lidera um evento de alcance nacional, que será realizado no Espírito Santo no próximo mês: o Colmeia Weekend, marcado para os dias 22 a 24 de agosto, reunindo mulheres de todo o Brasil.
Na vida de Jucy, tudo parecia ir bem: carreira bem-sucedida no ramo de comércio exterior, viagens, bom salário e o reconhecimento numa área competitiva e então dominada por homens. Na vida pessoal, casamento e dois filhos. Mas em 2012, a vida começou a mudar, e não foi para melhor.
Foi naquele ano que uma proposta aprovada no Senado colocou fim ao Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias, o conhecido Fundap. Tratava-se de um incentivo fiscal criado para atrair empresas de comércio exterior ao Espírito Santo. Mas, com o fim do benefício, todo o mercado capixaba sofreu fortes impactos: queda de arrecadação, municípios sem dinheiro, empresas fechando e muito desemprego. Jucy perdeu a empresa. E, pouco tempo depois, também viu seu casamento chegar ao fim. Ficou com as dívidas e a responsabilidade de criar sozinha os dois filhos: Miguel, então com 5 anos, e Maria, com 3. Foram eles sua motivação para recomeçar e não desistir.
A partir do momento da falência, Jucy construiu uma nova realidade, baseada em um talento que cultivava desde 2009 quase como um hobby: a confeitaria. Já fazia os próprios doces para os aniversários dos filhos, sempre buscando inovar e criar algo diferente — o que chamava a atenção de quem provava. Chegou até a criar um blog e, mesmo antes de perder o emprego, já recebia algumas encomendas aqui e ali.
“Sozinha com duas crianças pequenas, eu me vi sem renda, sem chão e sem perspectiva. Então, não tive escolha. A confeitaria era o meu caminho. Coloquei no Instagram que estava aceitando encomendas. Tudo sem planejamento, só coragem. E ali, tudo começou a mudar. Me impus uma meta: em um ano, queria ser reconhecida como confeiteira na minha cidade. E em julho, esse reconhecimento já tinha chegado. Em 2014, comecei a dar aulas. Viajei o Brasil, ministrei cursos presenciais”, relata.
Logo, Jucy percebeu que o sucesso na confeitaria ia muito além de receitas bem executadas e doces impecáveis — era preciso estratégia. Foi então que uniu seu talento na cozinha ao conhecimento em empreendedorismo e começou a ensinar outras mulheres, com histórias e sonhos parecidos com os seus, a transformarem a confeitaria em um negócio de verdade. Com experiência tanto prática quanto acadêmica, ensinar sempre fez parte de sua trajetória, já havia dado aulas de piano, inglês e até lecionado em universidade.
“Eu reencontrei o que sempre esteve em mim: a vontade de ensinar. Já tinha dado aula de piano, de inglês, fui professora universitária de legislação aduaneira. Ensinar sempre foi meu lugar. Mas agora, eu sabia exatamente o que queria ensinar: como transformar a confeitaria em um negócio de verdade”, diz.
Colmeia Weekend
O sucesso do negócio de Jucy levou, em 2024, à criação de um novo movimento: o Colmeia Weekend, um evento imersivo pensado para mulheres que desejam transformar a confeitaria em um negócio estruturado. A segunda edição acontece nos dias 22, 23 e 24 de agosto, em Vitória (ES), e reúne participantes de diversos estados do país.
“Será um evento voltado para confeiteiras que desejam mergulhar no negócio com profundidade, clareza e traçar um plano real de crescimento para os próximos meses. Assim sigo cumprindo a missão que me move todos os dias: ensinar mulheres a viverem – de forma digna, estratégica e estruturada – daquilo que mais amam fazer. Meu compromisso é com a mulher por trás do avental. Aquela que sonha, que carrega peso nas costas e esperança no peito. Eu vejo todas elas — porque eu já fui todas elas”, completa Jucy.
A programação é dividida em três etapas: na sexta (22), visitas técnicas guiadas para gerar repertório, conexões e estimular parcerias; no sábado (23), palestras e oficinas no Hotel Golden Tulip, em Vitória. Confirmaram presença Camila Vidal, autora do best-seller “Como Criar Seu Negócio do Zero” e fundadora da Moving Girls, uma das maiores plataformas de empreendedorismo feminino do Brasil; Géssica Amancio, que fará oficina prática de fotografia de confeitaria com celular; e Tayná Lima, que irá falar sobre tráfego pago para negócios locais.
No domingo (24), a experiência se encerra com uma atividade de canoa havaiana conduzida por Liana Figueiredo, especialista em liderança estratégica, na Curva da Jurema. Liana é criadora da imersão “Remar, Liderar e Conquistar”, e é referência no uso da Canoa Havaiana como ferramenta de desenvolvimento humano e estratégico. O setor de confeitaria movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano no Brasil, sendo majoritariamente feminino — porém, muitas empreendedoras ainda enfrentam desafios por falta de planejamento e apoio.
“Preparamos uma verdadeira imersão para que a empreendedora tenha uma pausa estratégica onde aprenda a parar de apagar incêndio na cozinha e comece a jogar o jogo da confeitaria como empresária acima da média. É um evento técnico. Cada participante sairá com clareza, plano e segurança para finalmente comandar sua confeitaria com direção, estratégia e rotina profissional, além de realizar um importante networking”, diz Jucy Freitas.
Serviço
2º Colmeia Weekend
Quando: Dias 22, 23 e 24 de agosto
Público-alvo: mulheres confeiteiras
Local: Vitória, Espírito Santo
Ingressos: variam entre R$ 697,00 e R$ 1.797,00, conforme programação escolhida
Mais informações: colmeiaweekend.com.br