inscricoes abertas para o projeto a arte de bordar pelo brasil com formacao gratuita e auxilio financeiro para 100 mulheres a partir dos 16 anos

Inscrições abertas para o projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil” com formação gratuita e auxílio financeiro para 100 mulheres a partir dos 16 anos

Com patrocínio do Instituto Aegea, a capacitação será realizada nos municípios de Serra e Cariacica, com a oferta de kits de pedrarias às participantes e auxílio financeiro para concluintes

O ano começa com oportunidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho no Espírito Santo. Mulheres com 16 anos ou mais, moradoras de Cariacica e Serra, poderão começar o ano ampliando oportunidades de geração de renda, autonomia e valorização do trabalho manual. O projeto “A Arte de Bordar pelo Brasil: Mãos que Transformam”, que acontece novamente no estado, prevê a realização de cursos profissionalizantes de bordado em pedrarias para mulheres, ministrados pela artista Fernanda Nadal, referência nesse segmento no Brasil e exterior.

Serão disponibilizadas 50 vagas para cada cidade contemplada, totalizando 100 mulheres beneficiadas, divididas em duas turmas: uma turma para módulo 1 em Cariacica e outra turma com módulos 1 e 2 na Serra. As inscrições acontecem de 09 a 15 de fevereiro para o módulo 2 e de 16 a 27 de fevereiro para o módulo 1.

Para Fernanda, designer de bordado, que é idealizadora e ministra as formações o trabalho desenvolvido significa possibilidade de aprendizado e de valorização do artesanal. “Estamos muito felizes de voltar ao Espírito Santo com este projeto. Esperamos que mulheres se identifiquem com a prática e façam da experiência novas possibilidades de existência, seja pela prática como acolhimento, seja através da geração de renda.”, afirma.

Os cursos serão realizados entre os dias 06 e 13 de março, no turno da manhã em Serra e no turno da tarde em Cariacica. No total, serão 25 horas de carga horária para cada turma, e em cada cidade haverá uma exposição final aberta à comunidade para mostra dos trabalhos produzidos. Para participar não é necessário ter experiência na área, exceto quando for inscrição para o módulo 2 em Serra, em que as mulheres deverão ter passado pela formação no ano anterior. As integrantes vão receber um kit de bordado em pedrarias, composto por tecido, agulha, fio, pedrarias e todo o material necessário para realização das atividades, para que possam utilizar tanto durante a realização das atividades, quanto para dar vida a novas peças após a qualificação. As mulheres que concluírem a formação receberão auxílio financeiro no valor de R$ 350,00, em ambas as cidades.

Entre linhas, agulhas e pedrarias, a ação cultural pretende oferecer a oportunidade de mulheres terem suas vidas transformadas a partir da arte e da geração de economia e renda.

Desde 2022, “A Arte de Bordar pelo Brasil” já capacitou 1.050 mulheres via Lei de Incentivo à Cultura e já passou por mais de 10 cidades brasileiras. A estimativa para 2026 é capacitar outras 600 mulheres com as ações do projeto. Na edição anterior realizada na Serra, foram 92 mulheres que concluíram a formação, das 100 vagas disponibilizadas.

“O intuito de trazer o projeto novamente à cidade da Serra foi potencializar a qualificação de mulheres que já receberam a formação em março de 2025, na edição anterior do projeto. Para nós é fundamental dar continuidade ao trabalho iniciado, e ainda ampliar a possibilidade de novas entradas ao mercado de trabalho e geração de renda contemplando também a cidade de Cariacica”, aponta Anna Júlia, Coordenadora de Responsabilidade Social das empresas do grupo Aegea.

O projeto A Arte de Bordar pelo Brasil: Mãos que transformam, com PRONAC 250722, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução e, em Serra e Cariacica/ES, conta com patrocínio do Instituto Aegea e apoio da Prefeitura Municipal de Serra e da Prefeitura Municipal de Cariacica. A Coordenação Geral é da Fernanda Nadal e a Produção Executiva é da Amora Produções Culturais.

Plataforma digital e mentoria exclusiva

O projeto também contempla a possibilidade de inclusão dessas mulheres na Plataforma Digital Bordadeiras do Brasil, que foi criada para possibilitar a divulgação do trabalho das participantes que tenham a intenção de dar continuidade a trabalhos na área, junto a pessoas e empresas interessadas na mão de obra com o bordado em pedrarias.

Ainda, serão selecionadas 20 mulheres que receberão acesso por três meses ao conteúdo do Clube Criativo, um clube de assinaturas idealizado por Fernanda Nadal, que tem como intuito transformar talento em oportunidade. Durante o período, as contempladas receberão materiais e vídeo-aulas com conteúdos exclusivos, além de realizar um encontro mensal on-line ao vivo com a artista. Os encontros ocorrerão por meio da Plataforma Google Meet e terão duração de uma hora cada.

Tanto para a Plataforma quanto para a Mentoria Exclusiva, para a seleção das mulheres serão levados em conta o comprometimento em aula, o capricho nos pontos aprendidos e a criatividade na criação da obra final.

Para saber mais sobre a Plataforma, acesse: https://www.bordadeirasdobrasil.com.br/

Serviço:

A Arte de Bordar pelo Brasil: Mãos que Transformam
Formação de bordado em pedrarias com a artista Fernanda Nadal

Carga horária: 25 horas em 5 dias de curso e Mostra Final dos Trabalhos para a Comunidade
Quando: 06 a 13 de março de 2026
Cidades: Serra e Cariacica
Aulas: dias 06, 09, 10, 11 e 12
Das 7h30 às 11h30, na Serra. Local: Casa da Rosa de Feu – Av. das Dálias, ao lado da Escola Antônio Engnácio, na Praça das Dálias.
Das 14h30 às 18h30, em Cariacica. Local: Igreja Evangélica Essência da Adoração – R. Antônio Roseti, 104 – Nova Valverde.
Exposição final: dia 13, nos mesmos locais de realização das aulas.
Serra: às 9h.
Cariacica: às 15h.
Vagas: 50 por cidade, sendo priorizadas mulheres por vínculo empregatício e, secundariamente, por ordem de inscrição. Na Serra, serão priorizadas ainda mulheres que já tenham realizado a primeira edição do projeto em 2025.
Em ambas as cidades, as contempladas recebem confirmação da equipe do projeto antes do início do curso.
Inscrições: De 09 a 15 de fevereiro para o módulo 2, em Serra, e de 16 a 27 de fevereiro para o módulo 1, em ambas as cidades.
Como se inscrever: Inscrições em @aartedebordarpelobrasil ou pelos links abaixo:
Serra: https://forms.gle/FNuqvMWWMDWF6spd8
Cariacica: https://forms.gle/rbYuwZyAkPELFhTPA

Sobre Fernanda Nadal

Fernanda Nadal é designer de bordados em pedrarias, professora, empresária e escritora na área da moda, com pós-graduação em Moda e Cultura (UEL), MBA pela USP e formação na École Lesage, em Paris.

Atuou por 20 anos (2002–2022) em seu próprio ateliê, criando bordados exclusivos, e em 2021 foi destaque na exposição A Arte da Moda, ao lado de Dior e Chanel, no Farol Santander.

Em 2019, criou o projeto A Arte de Bordar pelo Brasil, que capacita mulheres de baixa renda em bordado em pedrarias e promove sua inserção no mercado de trabalho.

A primeira turma formou mais de 30 mulheres, muitas empregadas em menos de dois meses. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet em 2020 e, desde 2022, conta com patrocínios incentivados, tendo capacitado mais de 1.000 mulheres no Brasil.

Autora do livro A Arte de Bordar (2023) e fundadora do Clube Criativo (2024), primeiro clube de assinatura de bordado em pedrarias da América Latina, já impactou mais de 6.000 alunas em 12 países.

Compartilhar esta notícia

Receba as principais notícias direto no WhatsApp!

Inscreva-se no Canal do Portal Eliana Gorritti

Leia Também:

PUBLICIDADE