O seu negócio dá lucro ou apenas paga as suas contas?

O dinheiro da última venda acabou de cair na conta. O coração até se acalma. Mas, cinco minutos depois, você já usou uma parte para pagar o boleto do aluguel e outra para o supermercado. No fim do dia, você olha o extrato e se pergunta:

“Para onde foi o meu lucro?”

Essa sensação de estar a encher um balde furado é exaustiva. Eu mesma já a vivi, antes de entender a regra mais importante de um negócio de uma mulher só: se você tem um CNPJ e um CPF, o seu CPF trabalha para o seu CNPJ e precisa ser tratado com o mesmo respeito financeiro que uma grande empresa trata os seus funcionários. Quando a nossa empresa é a nossa cara e o nosso nome — seja você dentista, psicóloga, personal trainer ou consultora — o desafio de separar as coisas é imenso.

Mas, enquanto não o fizermos, continuaremos a sentir que trabalhamos mais do que nunca, sem ver o dinheiro aparecer de verdade. Pode parecer complexo em um primeiro momento, mas somente após fazer o filtro financeiro entre o seu CPF e o seu CNPJ, você finalmente percebe se a sua empresa dá o lucro que você, ou até mesmo que a sua precificação não está cobrindo seus custos (mas isso é papo para uma próxima vez).

Entender essa dissociação entre pessoa física e pessoa jurídica te dá maior segurança para investir em equipamentos, marketing, cursos e outros investimentos na sua empresa que vão te fazer crescer e até aumentar o seu valor agregado. Esta organização é um ato de cuidado com a saúde do negócio e com a sua própria saúde mental. Não importa se você fatura R$ 2.000 ou R$ 20.000, você precisa definir um salário fixo para si mesma, que vai ser o seu pró-labore.

Um valor que, faça chuva ou faça sol, você vai transferir da conta da empresa para a sua conta pessoal, sempre no mesmo dia do mês, assim como você receberia se estivesse trabalhando CLT. Não tem segredo para isso acontecer, tem método. É o primeiro passo para se enxergar como líder do seu negócio, e não como uma funcionária que recebe “o que sobra”.

Organizar as finanças não é sobre ser boa com números. É sobre conquistar liberdade, liberdade de poder pagar as suas contas, fazer um passeio ou uma viagem sem sentir culpa porque ainda precisa pagar o aluguel do espaço onde a sua empresa está localizada. Liberdade para investir no seu sonho com segurança. Liberdade para ser a líder que o seu negócio merece.

plugins premium WordPress