No dia 7 de março, o Sesc Glória recebe a Oficina “A escrita de si na construção do livro”, ministrada pela jornalista e escritora Dani Costa Russo. Voltado exclusivamente para mulheres, o encontro propõe um percurso de reflexão e prática para a construção de livros a partir da própria experiência.
Durante as atividades, as participantes poderão aprender sobre as diferentes possibilidades de textos autobiográficos, confessionais e memorialísticos, além da autoficção, ampliando os caminhos narrativos disponíveis para quem deseja transformar a vida em literatura.
Como parte da atividade, será exibido o curta-metragem “Cama Rainha” (15 min), peça audiovisual da Flor Filmes, que apresenta o processo de criação do livro-diário homônimo, segunda publicação da autora capixaba.
Além de ser um espaço de exercício da escrita, a oficina visa incentivar o fortalecimento da carreira de mulheres na literatura, promovendo o enfrentamento das desigualdades de gênero no campo editorial. O evento acolhe desde autoras iniciantes até as mais experientes.
“Ao ser exclusiva para mulheres, a oficina ‘A escrita de si na construção do livro’, cria um espaço seguro e acolhedor, importante em áreas onde ainda há desigualdades de gênero, contribuindo para o empoderamento, o fortalecimento e o desenvolvimento de novas escritoras, produtoras culturais e artistas”, reforça Dani Costa Russo.
Saiba mais: https://sesc-es.com.br/2026/02/19/sesc-gloria-oferece-oficina-para-mulheres-com-dani-costa-russo/
Literatura no Sesc-ES
O Sesc Espírito Santo desenvolve diversas ações voltadas para a literatura, com o objetivo de estimular a leitura, a criação e a mediação cultural. As iniciativas valorizam a diversidade de gêneros e autores, incentivando a produção e fruição literária em diferentes territórios.
Por meio de projetos formativos, encontros com escritores, clubes de leitura, ações de promoção da escrita e atividades de mediação, o Sesc fortalece a relação do público com o universo literário e amplia o repertório cultural das comunidades atendidas.
A expectativa é que em 2026 o Sesc ES receba mais de 214.000 pessoas nas mais variadas expressões artísticas, além de oferecer cerca de 8.700 vagas em ações formativas em Cultura.


