secretaria da mulher vai participar do projeto homem que e homem

Secretaria da Mulher vai participar do projeto “Homem que é Homem”

Em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Vila Velha e a Polícia Civil, o município deu início à primeira etapa do projeto “Homem que é Homem”, voltado à conscientização e à reeducação de homens denunciados por violência contra a mulher. A iniciativa foi oficializada no dia 14 de outubro, durante cerimônia realizada no auditório da sede da Prefeitura.

Fruto da parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), o projeto prevê ciclos de palestras ao longo de dois meses, com encontros semanais voltados a homens encaminhados pelas delegacias após denúncias de violência doméstica. Durante as atividades, são debatidos temas relacionados a comportamentos e atitudes que reproduzem o machismo, estimulando a reflexão e a mudança de postura. A ação integra o conjunto de políticas permanentes da Secretaria da Mulher, que atua de forma contínua na prevenção e no enfrentamento à violência contra as mulheres em Vila Velha.

“O Homem que é Homem tem 95% de eficácia, e é por isso que Vila Velha aposta nessa metodologia. Quando o homem passa a compreender o que fez, ele aprende a respeitar os limites da mulher. O programa busca ampliar a consciência do agressor sobre o que é ser homem de verdade. Hoje, contamos com duas equipes capacitadas que atenderão cerca de 120 homens por ano, o que representa mais prevenção, menos reincidência e mais vidas protegidas”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lyza Herzog.

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou o compromisso da administração municipal no combate à violência contra as mulheres e ressaltou que a educação é uma das principais ferramentas para a construção de uma sociedade mais consciente, igualitária e respeitosa.

“A Prefeitura é parceira neste projeto tão importante, que orienta e ajuda a prevenir a reincidência da violência contra as mulheres. Precisamos levar essa conscientização também para as escolas. Quando uma criança aprende o que é respeito, ela cresce sabendo agir de forma correta e pode, inclusive, transformar comportamentos dentro de casa”, afirmou o prefeito.

Arnaldinho também lembrou que o município reativou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e que está em construção a Casa da Mulher Brasileira, em Praia das Gaivota, um espaço que reunirá diversos serviços de acolhimento, proteção e apoio às mulheres em situação de violência.
A delegada Cláudia Demattê de Freitas Coutinho, chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e coordenadora da Seção de Projetos Educacionais, Prevenção e Estudo da Violência (SPEV), destacou a importância das políticas públicas de enfrentamento à violência e explicou os diferentes tipos de agressão que atingem as mulheres. Ela também enfatizou a necessidade de envolver os homens no processo de transformação social, como parte essencial da mudança de cultura.

“Estudos mostram que homens que cometem violência tendem à reincidência. Após a implantação do projeto, apenas 5% voltam a praticar atos violento, um dado que comprova a eficácia dessa iniciativa. Estamos falando de uma política pública de prevenção, que só se torna possível por meio do trabalho em rede, envolvendo várias esferas do poder público. Violência é crime! Precisamos deixar isso claro para transformar a nossa sociedade e garantir uma cultura de paz e respeito às mulheres”, concluiu a delegada.

Também participaram da solenidade a secretária de Estado da Mulher em exercício, Fabiana Malheiros; o juiz da 9ª Vara Criminal de Vila Velha, Dr. Evandro Cunha; a promotora de Justiça da Vara de Violência Doméstica de Vila Velha, Dra. Joana D’Arc Calmon Tristão Guzansky; a delegada Natália Tenório Sampaio, gerente de Proteção à Mulher da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP); a delegada adjunta da Delegacia da Mulher de Vila Velha, Larissa Lacerda; a psicóloga da Polícia Civil, Ana Paula Milani Patrocínio; o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Walter Francisco de Araújo Filho; a inspetora da Mulher da Guarda Municipal de Vila Velha, Lara Paiva; o vereador Thiago Henker; o secretário de Esporte e Lazer, Anadelso Pereira; o secretário de Turismo, Lucas Fraga; a secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante; o secretário de Agricultura e Pesca, Douglas Pinheiro; a secretária de Controle e Transparência, Adriana Peixoto; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Aline Tolentino, entre outras autoridades.

Leia Também: