uma onda liilas nas cidades

Uma Onda Lilás nas Cidades

Uma Onda Lilás tem colorido os municípios brasileiros, e certamente o seu também! Essa onda simboliza transformação nas cidades e nas políticas públicas para as mulheres. Mesmo que ainda ocupem menos de 15% da gestão municipal, cresce a urgência por políticas que garantam igualdade, proteção e protagonismo feminino.

As gestões municipais começam a se estruturar com órgãos específicos, como Secretarias, Gerências ou Coordenações de Políticas para as Mulheres, a exemplo do Ministério da Mulher, no âmbito federal, e da Secretaria Estadual da Mulher, aqui no nosso estado. Essa pauta é histórica e necessária: pela primeira vez, teremos uma pasta dedicada exclusivamente às demandas das mulheres, responsável por articular de forma intersetorial as políticas na gestão pública.

Para que essas ações sejam permanentes e afirmativas, o governo federal criou o Selo Cidade Mulher (Lei nº 15.214/2025), que reconhece municípios com iniciativas de combate à discriminação, enfrentamento à violência e incentivo à participação feminina. Ele se soma ao Selo Empresa Amiga da Mulher (Lei nº 14.682/2023), voltado ao setor privado, que valoriza empresas comprometidas com equidade, enfrentamento à violência, igualdade salarial e políticas inclusivas de gênero, raça, pessoas com deficiência e etarismo.

Adotar essas políticas é essencial: fortalece a presença feminina nos espaços de decisão, cria ambientes institucionais seguros e inclusivos, valoriza cidades e empresas que investem na igualdade e reflete no processo eleitoral, despertando a importância de apoiar candidaturas femininas.

Quanto mais políticas, programas e ações forem desenvolvidos, mais humanizadas e democráticas se tornarão as cidades. Empresas e poder público, juntos, passam a ser aliados estratégicos nessa luta, garantindo que as mulheres possam atuar em ambientes livres de violência, assédio e discriminação, com oportunidades reais de ascensão a cargos de liderança e participação política.

Somente em ambientes favoráveis poderemos transitar de forma livre, enxergando um futuro com respeito e segurança.

E a sua cidade ou a sua empresa, já avançou nas políticas para as mulheres?

Leia Também: