Você fecha o notebook depois de mais um dia longo, aquele misto de amor pelo que faz e a ansiedade batendo na porta. Você olha para os produtos lindos que criou, para os elogios que recebeu no Instagram, mas uma pergunta te assombra antes de dormir: ‘Será que estou no caminho certo?’ Se essa pergunta ecoa aí dentro, eu quero te dizer uma coisa: você não está sozinha e a resposta para a sua paz financeira pode estar mais perto do que você imagina.
Imagine que o seu negócio é um barco e você é a capitã. Para esse barco navegar, ele precisa de combustível (suas vendas), mas existem duas coisas que pesam no seu
barco todos os meses, quer você navegue muito ou pouco. Uma delas é a âncora: ela está sempre lá, com o mesmo peso, não importa o que aconteça. A outra é a carga: ela aumenta ou diminui dependendo da viagem que você faz. A ‘âncora’ e a ‘carga’ são os seus gastos e não entender o peso de cada uma é o que nos faz sentir que estamos navegando sem sair do lugar.
Pense em tudo o que você paga todo santo mês, vendendo ou não: o aluguel do seu espaço, a mensalidade da internet, a assinatura daquele aplicativo de design, o seu pró-labore (sim, seu salário é um custo fixo!). Esses são os gastos que te dão a estrutura para trabalhar, eles não mudam se você vender 1 ou 100 produtos, estas são as despesas. Agora, pense no que só sai do seu bolso quando uma venda acontece: a matéria-prima do seu produto, a caixinha da embalagem, a taxa da maquininha de cartão, o custo do frete. Quanto mais você vende, mais essa ‘carga’ aumenta, estes são os custos da sua empresa.
Entendeu a diferença? Uma coisa é o peso que você sempre carrega, a outra é o peso que você carrega por venda efetivada.
E por que separar isso muda o jogo? Porque te dá previsibilidade e ao saber exatamente o peso da sua ‘âncora’ (despesas), você descobre qual é o seu ponto de
equilíbrio: o valor mínimo que você precisa vender no mês só para ‘pagar as contas’ do negócio e não ficar no vermelho. Tudo o que vem depois disso é lucro! O fluxo de caixa deixa de ser um monstro assustador e se torna um mapa, você para de se sentir no escuro e começa a tomar decisões com clareza, você finalmente sabe para onde o seu dinheiro está indo.
Seu sonho não é ‘só um hobby’, é um negócio e agora você tem o poder de olhar para ele de forma estratégica, sem perder sua essência. Que tal um desafio? Pegue um caderno agora e escreva CUSTOS de um lado e DESPESAS do outro, e comece a listar: o que é fixo no seu mês? E o que só acontece quando você vende? Esse pequeno ato de clareza é o primeiro passo para transformar a ansiedade em confiança e para construir um negócio que não apenas te realize, mas também te sustente.