O cenário que vai marcar os 30 anos da CASACOR Espírito Santo já está definido, e não poderia ser mais simbólico. Em 2026, a mostra ocupará o icônico Hotel Canto do Sol, na Praia de Camburi. Um edifício que carrega história, assinada pelos mestres da arquitetura moderna Paulo Casé e Luiz Acioli, e que agora se prepara para o último grande ato antes de se transformar. Depois da CASACOR, o hotel dará lugar a um novo empreendimento residencial, selando uma edição que une despedida e renascimento de um endereço, de um tempo e de um olhar sobre a cidade. Além do local icônico definido, a CASACOR ES 2026 também tem data certa, e acontecerá de 16 de julho a 6 de setembro do ano que vem . A franquia no Estado também terá novos diretores: a arquiteta Lígia Diniz e o produtor de eventos Felipe Fioroti.
O lançamento da edição comemorativa da CASACOR Espírito Santo aconteceu no dia 6 de novembro, em Vitória, reunindo jornalistas, influenciadores, profissionais de diversas áreas, empresários e representantes do setor criativo e da arquitetura. No encontro, foi revelado o tema nacional da mostra em 2026: “Mente e Coração.”
“A CASACOR é esse espaço de conexões, uma experiência viva que historicamente vem lançando tendências e o Espírito Santo é uma praça importante”, destacou o CEO da CASACOR, André Secchin, na abertura do evento.
O curador Pedro Ariel Santana mergulhou no significado do novo tema nacional, refletindo sobre o tempo presente:
“Em um mundo tão conectado, tão exposto, o tema ‘Mente e Coração’ traz a casa como o nosso refúgio, o lugar da nossa cura para a ansiedade que nos tira do chão algumas vezes. Porque é preciso mente e coração unidos para construirmos uma vida melhor”.
Mais do que uma edição comemorativa, a CASACOR Espírito Santo 2026 celebra três décadas de história, uma trajetória marcada por transformações, memória e futuro, que reafirma o papel da mostra como espelho e inspiração do morar contemporâneo e define a mostra ao longo de sua história no Espírito Santo.
Para os diretores da CASACOR ES, a arquiteta Lígia Diniz e o produtor de eventos Felipe Fioroti, a edição será histórica. Em uma área total de 3.300 m², lofts, studios, livings, lojas, restaurantes, bares e apartamento modelo estão entre as formas de morar que serão experimentadas na CASACOR ES 2026. “É com imensa alegria e emoção que iniciamos hoje uma nova fase da CASACOR Espírito Santo, profundamente comprometidos com o talento e a essência do nosso Estado. É o momento de unir forças, celebrar conquistas e colocar o Espírito Santo na rota da CASACOR nacional. Queremos mostrar que o design capixaba tem força e propósito”, disse Lígia Diniz.
“Para nós, vai ser uma alegria abrigar a CASACOR Espírito Santo. Estamos abrindo as portas da nossa casa”, afirmou o CEO da Mivita, patrocinadora da CASACOR ES, André Pretti.

“Mente e Coração”
“Mente e Coração” é o tema nacional da CASACOR 2026, definido pela equipe curatorial após estudo de cenários e tendências. A próxima temporada da mostra traz o desafio de trabalhar a casa como um refúgio, um porto seguro, um abrigo.
O Manifesto CASACOR 2026 afirma que “O casulo protege, mas também transforma. Sempre que nos abrigarmos nele, será possível trilhar o caminho da cura. Rodeados de móveis, objetos, lembranças, tradições e histórias cheias de sentido, nos reabastecemos de confiança para seguir. O resgate das inteligências psíquica, ancestral, orgânica e manual energiza e devolve o que é artificial para a caixa de ferramentas. Mais que isso, nos prepara para atuar em um planeta em burnout, que não suporta tantas dissociações. E convida a fazer convergir duas grandes forças que nós, humanos, carregamos conosco e funcionam muito melhor se pulsarem juntas: a mente e o coração”.
CASACOR ES 2026
Data: 16 de julho a 6 de setembro de 2026
Instagram: @casacorespiritosanto


